PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao querido filho, Vinicius Dias,, nomeado bispo auxiliar da Diocese de Roma e Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, saúde e bênção apostólica.
Nós que da Sé primacial de Roma ocupamos a cátedra, voltamos o nosso olhar para as necessidades de nosso rebanho e decidimos eleger entre o clero, mais um auxiliar para o cuidado da grei diocesana. E tú querido filho, visto ornado dos dotes necessários para o múnus episcopal, nos aparenta idôneo para este ministério.
Assim, após ouvir o parecer da congregação para os bispos e usando de nossa autoridade apostólica, te nomeamos, bispo auxiliar da Diocese de Roma, titular de Ombi, com todos os direitos e deveres obrigados. Havemos também, por bem, em nomea-lo para o ofício de Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, onde haverá de nos auxiliar em tão importante missão de zelar pela Sagrada Liturgia.
Concedemos-te que recebas a ordenação de qualquer bispo católico fora de Roma, sendo antes observada as normas litúrgicas e o devido juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores.
Por fim estimado filho, admoestamos que trabalhe com esmero e tento, recordando-se sempre do que nos é dito pelas sagradas escrituras: “Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim” (Jo 10-14), sendo sempre sinal de incentivo a Virgem Maria, mãe da Igreja universal.
Dado em Roma, junto a S. Pedro, na memória de Santa Águeda, quinto dia do mês de fevereiro no ano do missionário bimilésimo décimo oitavo, segundo de Nosso Pontificado.
+ Paulus Pp. II
Servum Servorum Dei