Gregorius Magnus Episcopus
Servus Servorum Dei
Servus Servorum Dei
Diletíssimo Filho Angelo Bagnasco Frazem monsenhor na arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, eleito Bispo secretário pontificio, saúde e Bênção Apostólica. Nós que sucedemos o Beato Apóstolo Pedro e zelamos pela solicitude e bem de todo o Rebanho do Senhor.
Certamente, somos solícitos pela Igreja Catedral do Brasil.Nós, seguramente,ó diletíssimo Filhos, o temos na nossa mente, pois distinguiste egregiamente tanto no cuidado pastoral quanto nos dotes sacerdotais. Por isso, com o conselho da Sagrada Congregação para os Bispos e com a nossa Apostólica Autoridade te nomeamos Bispo secretário papal ,segundo as normas do Código de Direito Canônico, que te concedem todas as faculdades para agir e, do mesmo modo, as obrigações estabelecidas, que estão vinculadas ao múnus episcopal. Concedemos-te de boa vontade que recebas a Sagrada Ordenação Episcopal, como Bispo Católico, fora da Cidade de Roma e que as prescrições litúrgicas sejam respeitadas. Antes, porém, seja feita a Profissão de Fé e, por conseguinte, o juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores, segundo as normas da Lei Eclesiástica. Ordenamos resolutamente, logo em seguida, que dês ciência desta Bula ao Clero e ao Povo da mesma localidade aos quais exortamos a fim de que te recebam com alegria e permaneçam contigo em comunhão.
Finalmente, diletíssimo filho, suplicamos ao Espírito Santo Paráclito, “luz dos corações”, que te conceda os dons para sustentar os fiéis que te foram confiados, a fim de apascentar benignamente e com solícita caridade pelas palavras convincentes e muito mais com a eloquência do exemplo de uma vida de santidade. A paz de Cristo esteja ininterruptamente contigo, como também a proteção de Nossa Senhora Aparecida e, também, com esta comunidade Eclesial caríssima a nós.
Dado Em Roma na Catedra Petrina 16 de Dezembro do Ano Mariano de 2013
Sua Santidade,
Gregório Magnus PP. II.