CLEMENS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao dileto Filho, Monsenhor Thomas Hatcan, até aqui presbítero da Arquidiocese Metropolitana de São Paulo, eleito Bispo Auxiliar de mesma Arquidiocese, saúde e bênção apostólica.
"A consagração episcopal, juntamente com a função de santificar, confere também as funções de ensinar e governar. De fato, pela imposição das mãos e pelas palavras da consagração, a graça do Espírito Santo é dada e é impresso o carácter sagrado, de tal modo que os bispos fazem as vezes, de uma forma eminente e visível, do próprio Cristo, Mestre, Pastor e Pontífice, e atuam em vez d'Ele. " (CIC 1558)
Assim como Cristo elegeu seus apóstolos para prosseguirem na missão salvífica, os apóstolos também concederam aos seus sucessores os dons de Cristo e o poder para liderarem a Igreja Militante. Também nós, hoje, na missão de zelar pelo bem dos fiéis e da Santa Igreja nas suas necessidades e missão pastoral pelas diversas circunscrições eclesiásticas, buscamos eleger sempre homens que são testemunhas de Cristo e que desempenham com ardor e dedicação o serviço pelo Reino de Deus já na terra.
Portanto, ouvindo a Congregação para os Bispos, levando em consideração os testemunhos dados a respeito do Monsenhor e avaliando o suas qualidades, NOMEAMOS Thomas Hatcan Bispo Titular di Fidolomensis e Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Paulo.
Aguardamos-te na estimada Cidade de Roma, onde se dará sua ordenação episcopal, presidida por mim, Clemente II, junto aos concelebrantes e na presença povo de Deus.
Rogamos que o Espírito Santo configure-o cada vez mais a imagem de Cristo, Bom Pastor, e o guie em sua vocação, tendo o Sagrado Coração de Jesus como refúgio e consolo, sendo para os fieis da Arquidiocese de São Paulo sinal de Unidade e Caridade.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos quatro dias de agosto do Ano do Senhor de dois mil e vinte e um.
CLEMENS Pp. II
Pontifex Maximus