PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao querido filho, Iago Alves, até aqui Monsenhor na arquidiocese de Olinda e Recife, eleito Bispo Auxiliar para esta mesma circunscrição eclesiástica, saúde e bênção apostólica.
A nós que somos os sucessores dos Bem-Aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, sob esta Sé Apostólica, somos chamados aos cuidados paternos para com todo o Orbe Católico Habbiano. Em vista disso, voltamos nosso olhar para toda à Igreja e analisamos minuciosamente os escolhidos para compor o Colégio Apostólico.
Portanto, atendendo aos pedidos de nosso irmão no episcopado, Dom Erlei Forgione, que a alguns dias pediu a nós mais um bispo auxiliar para ajuda-lo no árduo trabalho em sua grei, e ouvindo o parecer da Congregação para os Bispos, sendo visto em ti amado filho o balsamo da pureza, dos bons costumes, bem como a idoneidade para tal ministério.
Sendo assim, usando de nossa autoridade que fora confiada pelo Espirito Santo à amada Igreja, te nomeamos bispo auxiliar para a Arquidiocese de Olinda e Recife, titular di Ségia com todos os direitos e deveres impostos a tal encargo. Ademais, ressaltamos que a ordenação pode ser feita por qualquer bispo católico fora da cidade de Roma, desde que sejam analisadas as normas litúrgicas para a sagração e que antes seja feito a profissão de fé, e o devido juramento de obediência a mim e aos nossos sucessores.
Sem mais querido filho, trabalhe com zelo e amor, junto a teu Arcebispo e a todo Colégio Episcopal, tendo sempre o exemplo de Cristo o Bom Pastor. Lembre-se o que nos é dito nas Sagradas Escrituras "O Deus que concede perseverança e ânimo dê a vocês um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus" (Cf. Rm 15,5), pedimos sempre o auxilio da Virgem Maria, Refúgio dos Pecadores.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos vinte e oito dias do mês de março do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte, primeiro de nosso pontificado.
+ PAULUS Pp. IV
Pontifex Maximus