PAULO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
Ao querido filho, Bernardo Lorenzo, até aqui presbítero na arquidiocese de Belém do Pará, nomeado bispo auxiliar para a mesma arquidiocese, saúde e bênção apostólica.
Nós que da Sé primacial de Roma, cuidamos de todas as Igrejas particulares e as várias necessidades, fomos solicitados pelo nosso irmão e arcebispo Gabriel Souza, de poder ter um novo bispo auxiliar para ajuda-lo no pastoreio do rebanho. Tendo a solicitação sido aceita por nós e vista com alegria. E tú querido filho, visto ornado dos dotes necessários para o múnus episcopal, nos aparenta idôneo para este ministério.
Assim, após ouvir o parecer da congregação para os bispos e usando de nossa autoridade apostólica, te nomeamos, bispo auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará, titular di Aquae Flaviae, com todos os direitos e deveres obrigados.
Concedemos-te que recebas a ordenação de qualquer bispo católico fora de Roma, sendo antes observada as normas litúrgicas e o devido juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores.
Por fim estimado filho, admoestamos que trabalhe com esmero e tento, junto ao zeloso pastor da arquidiocese de Belém, recordando-se sempre do que nos é dito pelas sagradas escrituras: “Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim” (Jo 10-14), sendo sempre sinal de incentivo a Virgem Maria, mãe da Igreja universal.
Dado em Aparecida, no Brasil, durante a Viagem Apostólica, na memória de São João Bosco, trigésimo primeiro dia do mês de janeiro no ano do missionário bimilésimo décimo oitavo, segundo de Nosso Pontificado.
+ Paulus Pp. II
Pontifex Maximus