PIUS EPISCOPUS,
SERVUM SERVORUM DEI
Ao querido filho, Enrico Médici, até aqui presbítero na Diocese de Roma, eleito arcebispo titular di Pesto, saúde e bênção apostólica.
Havendo nós em nosso ofício, organizar as várias necessidades da Igreja é que vimos a necessidade homens capacitados para juntos de nós ordenarem os encargos da igreja. Em vista disto, vimos em ti querido filho, que és dotado de ardoroso serviço pastoral e forte zelo litúrgico, mostrando-se munido dos dotes e prerrogativas necessárias e idôneo para o múnus episcopal.
Portando, tendo ouvido o parecer da congregação para os bispos e usando de nossa autoridade apostólica é que te nomeamos, arcebispo, ao passo que também concedemos-te o titulo di Pesto, com todas as prerrogativas próprias deste encargo.
Concedemos-te ainda, que recebas a ordenação de qualquer bispo católico fora de Roma, sendo antes observada as normas liturgicas e o devido juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores. Da celebração liturgica, seja observada a leitura de nossas letras e as atas da mesma celebração.
Finalmente, admoestamos que possas desenvolver com esmero a função que te confiamos, de maneira correta e atenta, para que, "possas apascentar e conhecer as ovelhas" (Cf. Jo 10, 11), sendo sempre um forte sinal de incentivo a Virgem Maria, mãe da Igreja Universal.
Dado em Roma, no XXVII do mês I do ano do Senhor de MMXIX, Primeiro do nosso pontificado.
+ PIUS Pp. VII
Servum Servorum Dei