BENEDICTUS, EPISCOPUS,
SERVUS SERVORUM DEI
Ao dileto filho, Mons. Francisco Assis,
do clero da Arquidiocese de São Paulo,
eleito Bispo titular de Emmaus e designado auxiliar da mesma Arquidiocese paulistana,
saudação, paz e bênção no Senhor.
Deus chama seus fiéis para se reunirem em sua Igreja, que é instrumento de salvação integral da pessoa humana. Neste sentido, nunca faltou na Igreja o zelo em haver pastores que diligentemente pudessem guiar o rebanho do Senhor, em nome de Cristo, fazendo com que a todos chegassem a salvação. Nós, desta Cátedra Apostólica que por Providência Divina recebemos, nos esforçamos para ouvir a voz de Deus, contemplar a ação do Espírito Santo e assim, prover dignos pastores para a grei do Senhor.
Dado que nosso venerável irmão Dom Nadson Paixão Médici, Cardeal da Santa Igreja Romana e Arcebispo Eleito da Arquidiocese Metropolitana de São Paulo pediu um outro Bispo Auxiliar para poder exercer seu ministério de maneira mais impedida, acolhemos de bom grado esse pedido. Eis, pois, que querendo designar um um auxiliar para os trabalhos pastorais da Igreja paulistana, decidimos delegar este encargo a ti, querido filho, experiente nos ofícios sacerdotais e nas atividades pastorais e administrativas, ativo e dedicado para com nossa Igreja.
Desse modo, usando de nossa autoridade apostólica, te NOMEAMOS e constituímos Bispo Titular de Emmaus e o designamos para o ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em conformidade com o código de direito canônico. Tua ordenação episcopal se dará no próximo sábado, dia 10 de dezembro, nas primeiras vésperas do III Domingo do Advento, às 14 horas, na Basílica Vaticana e receberás a Ordenação pelas nossas mãos.
Só nos resta exortar-te a estreitares os vínculos com o Arcebispo de São Paulo, com teus irmãos auxiliares, com os presbíteros, diáconos, e com muita atenção, com o seminário, seminaristas e leigos e leigas da grei que auxiliarás na condução. Recorda-te sempre do fato ocorrido na Igreja em que te nomeamos titular, quando o coração dos discípulos ardia ao ouvir a Palavra do Senhor e o reconheceram no partir do pão (cf. Lc 24, 32.35).
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, na Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora e abertura do XII Sínodo dos Bispos, oito de dezembro do Ano do Senhor de dois mil e vinte e dois, primeiro de Nosso pontificado.
+ Benedictus VI