PAULUS, EPISCOPUS,
SERVUS SERVORUM DEI
Ao nosso dileto filho, Monsenhor Miguel Roberto,
vigário geral da Arquidiocese Metropolitana de São Paulo,
eleito Bispo Auxiliar para mesma circunscrição,
saúde e bênção apostólica.
A Igreja, nossa piedosa Mãe, durante cada celebração, recorda o evento Pascal de Cristo e oferece um louvor reverente a Deus pelo indescritível dom da salvação eterna. Por esse motivo, a esposa mística confia aos Bispos a responsabilidade de instruir os fiéis nos mistérios da liturgia, iluminados tanto pelas Sagradas Escrituras quanto pelo ensinamento da Igreja, e de proclamar prontamente o Evangelho a todos.
Assim, como Sucessor de São Pedro, é de suma importância para nós que os discípulos de Cristo venerem dignamente o Senhor. Portanto, em busca de cumprir essa tarefa, procuramos homens competentes para desempenhar esse ministério com atenção cuidadosa. Agora, de fato, dirigimos a nossa disposição à comunidade eclesial de São Paulo, necessitada de um novo pastor para auxiliar nosso dileto irmão e Arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Everton Andrade, que contribua para o anúncio da boa-nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, querido Filho, és tu em quem concentramos nossos pensamentos. Com tua grandeza de espírito, és um auxílio valioso para nós. Com tua vida espiritual exemplar, habilidade no tratamento de assuntos, prudência e sólida doutrina, é a ti que desejamos confiar essa responsabilidade. Agora, portanto, tendo ouvido o conselho da Congregação para os Bispos e da Nunciatura Apostólica, e exercendo plenamente nosso poder apostólico, te nomeamos e constituímos como Bispo Auxiliar de São Paulo e titular de Castel Mediano, conferindo-lhe todos os direitos e obrigações inerentes ao seu cargo, de acordo com as normas do Código de Direito Canônico.
Quanto à tua ordenação episcopal, nós mesmos teremos a alegria de conferi-la a ti, na Basílica de São Pedro. No entanto, antes disso, é necessário que faças a profissão de fé e prestes o juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores nesta Sé, conforme estabelecido pelas leis e normas da Igreja.
Por fim, exerça sua função com diligência e cuidado, tendo sempre como direção as palavras da Sagrada Escritura que instrui "cuidar de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu para pastorear a Igreja de Deus" (Cf. Atos 20,28). Que a Virgem Santíssima seja sempre para você um sinal de sua missão.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, vigésimo nono dia do mês de junho do Ano do Senhor de dois mil e vinte e três, primeiro de Nosso pontificado.
+ PAULUS Pp. V
Pontifex et Papam
Pontifex et Papam