Ao estimado filho, Giovanni Ferrari, até aqui presbítero incardinado na Arquidiocese Metropolitana de Aparecida, nomeado bispo auxiliar da mesma Igreja Particular, saúde e bênção apostólica.
No exercício do seu múnus de pais e pastores, comportem-se os Bispos no meio dos seus como quem serve, como bons pastores que conhecem as suas ovelhas e por elas são conhecidos como verdadeiros pais que se distinguem pelo espírito de amor e de solicitude para com todos, de modo que todos se submetam facilmente à sua autoridade recebida de Deus. Reúnam à sua volta a família inteira da sua grei e formem-na de tal modo que todos, conscientes dos seus deveres, vivam e operem em comunhão de caridade. ” (Decreto Christus Dominus, Cap. III, §. 15, 16)
Veio de nós o pedido por parte do eminentíssimo Dom Gregório Magnus, estimado Arcebispo metropolitano de Aparecida, que lhe mandasse um epíscopo para ajudá-lo na missão de pastorear aquela circunscrição eclesiástica. E tu estimado filho, ornado dos dotes necessários para bem desempenhar este ministério, nos mostra ser idôneo para o múnus episcopal que em suma são o que nos cita o código de direito canônico da Santa Igreja:
Cap. VIII, Cân. VI – Para que alguém seja considerado idôneo para o Episcopado requer-se que:
Sendo assim, após ter ouvido o parecer da Congregação para os Bispos e da Nunciatura Apostólica, e utilizando de minha autoridade apostólica, NOMEAMOS-TE Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, titular de Ferentium com todos os direitos e deveres reservados a este sagrado ministério que lhe foi confiado.
Deves assim que recebestes essa bula de nomeação episcopal, comunicar a todo clero e ao povo de Deus sua nomeação e receber a Sagrada Ordenação Episcopal, por qualquer Bispo Católico, sendo antes vista e observada as normas litúrgicas rigorosamente e o devido juramente de obediência a mim e aos meus sucessores.
Sem mais, rogamos a Virgem Maria que vos proteja e obtenha, com a sua intercessão celeste, a esperança e a alegria necessária para que se dedique com generosidade ao compromisso missionário dentro de nossa realidade virtual.
Dado e Passado em Roma, junto a São Pedro, no dia IX de Abril do ano de 2021, primeiro de nosso Pontificado. Oitava da Páscoa.
Servus Servorum Dei