JOÃO PAULO, BISPO,
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
Ao querido filho Angelo Lucianne, até aqui monsenhor na diocese de Roma, eleito bispo titular de Dume e secretário pontifício, saúde e Bênção Apostólica. A fim de auxiliar a esta Sé em seus assuntos internos é muito proveitoso confiar os trabalhos desta secretária a um pastor vigilante. Por isso, confiantes inteiramente em ti, filho querido, nos voltamos para a tua, já de algum tempo, considerada diligência para com os ofícios e coisas sagradas e o convocamos para vantagem da Santa Mãe Igreja.Pois, demonstraste em ti, até então, de maneira suficiente, os dotes de ânimo sacerdotal e de caráter pastoral necessários para o ministério episcopal. Assim, ouvido o parecer da Congregação para os Bispos a respeito da questão, em virtude do Nosso pleno poder apostólico te constituímos bispo da Santa Igreja e secretário deste gabinete pontifício, com todos os direitos e privilégios, ofícios e obrigações impostos pelos sagrados cânones eclesiais que são associados com a dignidade do bispo. É lícito que recebas a ordenação episcopal segundo os ritos litúrgicos em qualquer lugar fora da cidade de Roma, desde que tenhas pronunciado a profissão de fé e feito o juramento de fidelidade para Conosco e Nossos sucessores, por ti mesmo, segundo o rito e as fórmulas aprovadas pela Congregação para os Bispos, devidamente autenticadas e carimbadas. Quanto ao mais, dileto filho, deixa-te tomar de grande fervor apostólico e auxilie a este gabinete, sustentes com tuas preces sacerdotais ao divino pastor, todos os dias, para que nós tenhamos a necessária força de ânimo, as luzes da mente e as consolações da vida.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 28 de Maio do Ano Santo da Misericórdia e Jubilar de 2016, primeiro do Nosso Pontificado.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 28 de Maio do Ano Santo da Misericórdia e Jubilar de 2016, primeiro do Nosso Pontificado.
+ Ioannes Paulus Pp. V
Pontifex Maximus