Ao dileto filho, Mons. Vitor Oliveira
até aqui presbítero na Arquidiocese de Aparecida,
nomeado Bispo auxiliar da mesma Arquidiocese,
saudação, paz e bênção no Senhor.
Como mãe e primeira entre todas as Igrejas, a Igreja de Roma sempre preocupou-se com todas aquelas que, em sua unidade, formam a Igreja Católica. Uma só Igreja, corpo místico de Cristo e novo templo, purificada pelo seu divino Redentor, somos todos chamados a realizar no hoje da história humana a obra da Salvação. E, para que se cumpra o mandato de nosso Senhor e Mestre de que o Evangelho da Salvação chegasse até os confins da Terra, a Igreja preocupou-se e preocupa-se não apenas com a unidade das Igrejas, mas, também com seus pastores, para que não falte ao povo de Deus os seus ministros.
Por isso, uma vez que a Igreja Aparecidense, guiada com tanto zelo pelo nosso irmão Cardeal Fernando Haddad, espera contar com um novo Bispo para auxiliar no pastoreio do rebanho de Deus, pensamos em ti, querido filho Mons. Vitor Oliveira, que vem se destacado pelo modo pastoral, pela fiel dedicação à Igreja, no seu ofício como Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e nos seus outros ofícios junto a Arquidiocese de Aparecida. Ouvimos, sobre isso, ainda, o parecer do Dicastério para os Bispos e de outras autoridades eclesiásticas.
Sendo assim, te NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS Bispo titular de Sufar e Bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana Primaz de Aparecida, com todos os direitos e deveres inerentes a este encargo.
Quanto a tua ordenação episcopal, esta se dará por nossas mãos, na Basílica de São Pedro, no dia 06 de março de 2024, às 21h, na solene celebração eucarística que marcará a ação de graças pelo primeiro mês do Nosso pontificado.
Exortamos a Dom Fernando Cardeal Haddad que te acolha como um irmão e te auxilie no início do teu ministério episcopal, bem como exortamos teus irmãos bispos auxiliares a te acompanharem com zelo fraterno e serem, para ti, modelo e exemplo e ao povo que te receba como Bispo, sucessor dos Apóstolos e companheiro na caminhada, sendo ao mesmo tempo pai e irmão. E tú, Mons. Vitor, dedique-se com zelo ao ofício que agora te concedemos, mostra-te a exemplo e a imagem do Cristo Bom Pastor, reforça tua fidelidade e desejo de desgastar-se pela grei do Senhor, para a qual a Igreja agora te constitui Bispo, exercendo o tríplice múnus de ensinar, governar e santificar, em unidade com teu Arcebispo, estimulando e trabalhando em prol das vocações sacerdotais, leigas e religiosas, e exercendo com esmero os demais ofícios a ti confiados.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no terceiro domingo da Quaresma, dia três de março do Ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro, primeiro de Nosso pontificado.
+ Ioannes Paulus VIII