IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao dileto filho, Monsenhor João Forgione, até aqui presbítero incardinado na Arquidiocese de São Paulo, eleito Bispo-Auxiliar de São Salvador da Bahia, saúde e bênção apostólica.
Aprouvê Deus, nosso Senhor, conceder-me a missão de guiar todo o Orbe católico habbiano, sob a tutela desta Cátedra petrina, herdada e sucedida do apóstolo Pedro. Assim, nos confiamos ao Espirito Santo, do qual recebe o título e invocação como Paráclito, pois sendo Deus, ele reúne; fortifica; e reanima a vida do cristão. Ele paira sobre a terra e a renova, assim como renova nossas vidas. Diante disso, também me refugio nos esforços apresentados pelo colégio apostólico; homens que, assim como os apóstolos, recebem a missão de guiar todo o rebanho que fora confiado ao baluarte da fé, à Santa Madre Igreja.
Nesse ínterim, é incumbido a mim a missão de escolher santos homens para este importante serviço, que é guiar as almas a salvação e a plenitude da graça. Logo, após ouvir o parecer da prefeitura da congregação para os bispos, bem como da nunciatura apostólica, resolvemos tornar pública a nomeação ao colégio episcopal do referido senhor. E tu querido filho, dada tua grande disponibilidade pastoral, teu afável cuidado com o rebanho do Senhor e grande zelo com as coisas sagradas, fora visto como idôneo para tal ministério.
Através disso, utilizando de nossa autoridade Apostólica, por mercê de Deus e desta Cátedra do bem-aventurado Pedro, te constituímos bispo-auxiliar de São Salvador da Bahia, sob o titulo de Tagamuta, passando a gozar de todos os direitos e deveres deste encargo. Deves receber a Sagração Episcopal por qualquer Bispo Católico fora dos muros de Roma, sendo tendo antes pronunciado o juramento de fidelidade a nós e aos nossos legítimos sucessores. Ao fim da celebração, sejam elaboradas as atas devidas as quais deverão ser anexadas junto a nunciatura apostólica e a esta santa sé.
Portanto, dileto filho, trabalhe incansavelmente pela unidade e pela paz na Santa Igreja, para que, nas palavras do apóstolo Paulo, sejamos ''um único corpo'' (1Cor. 12, 13), sendo sempre exemplo de serenidade e santidade para seu redil. Que a Virgem Maria, mãe de Deus, e os bem-aventurados apóstolos, fiéis soldados de Cristo, possam roga por ti e por seu ministério a Divina Providência, o ornando de sabedoria para prosseguir seu povo à Jerusalém Celeste.
Dado em Roma, no dia XVII do mês VII do ano do Senhor de MMXX, primeiro do nosso pontificado.
+ Ioannes Paulus Pp. VII
Pontifex Maximus