Paulus Episcopus,
Servum Servorum Dei
Ao querido filho Dom Gilmar Costa, até aqui decano do Tribunal da Rota Romana, nomeado Arcebispo Coadjuntor de Aparecida, saúde e benção apostólica.
Da Cátedra Primacial de Roma, que por providência divina recebemos, voltamos os nossos olhares para as necessidades pastorais da Igreja e do povo aparecidense. Após analisarmos minuciosamente o pedido de nosso irmão, Dom João Pedro que é Arcebispo desta dileta Arquidiocese, de um novo bispo para o auxilio do rebanho, tu foste visto como idôneo e maturo para este ministério.
Por isto, gozando de nossa autoridade apostólica, nomeamos-te Arcebispo Coadjuntor da Arquidiocese de Aparecida, com todos os direitos e deveres reservados a este ministério, concedidos no munus episcopal.
Considerando que tenha sido revestido da purpura cardinalícia, é salutar que recebas a sagração episcopal por mim. Entretanto, tendo em vista a comodidade, podes receber a sagração por qualquer bispo católico, fora dos muros de Roma sendo antes observadas as normas litúrgicas e o juramento de fidelidade e obediência a nós e a nossos sucessores.
Por fim caríssimo, almejamos que trabalhes e se doe inteiramente ao ministério a ti confiado, se configurando plenamente como o Bom Pastor, e exortamo-o como o que nos diz a sagrada escritura: “O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas” ( Jo 10-11).
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 9 de fevereiro do ano missionário de 2018, primeiro de nosso pontificado.
+ Paulus Pp. II
Servum Servorum Dei