IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
O Espirito Santo desde o princípio emanou as graças necessárias para salvação do povo, com isso, Nosso Senhor, usando de sua terna compaixão e misericórdia pelo seu povo, ousou escolher homens pecadores para exercer o ministério pleno e santo da Santa Igreja. Através disso, muitos homens foram chamados a largar suas vidas imorais e luxuosas pelo bem da evangelização e pela difusão dos dons do Paráclito. Em vista disso, o colégio apostólico se firmou, sendo composto por homens que, em suas quedas e fraquezas, se doam pelo serviço de Cristo e da Igreja.
Sendo assim, como Pai de todo o orbe católico habbiano, sou chamado a voltar os olhos a todo o rebanho que me foi confiado. Logo, escutando os pedidos de Dom Lóris Cardeal Capovilla que requisitou um novo bispo para ajudá-lo nos cuidados daquela grei, e tomando como base o parecer da Prefeitura da Congregação para os Bispos, te constituímos bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, bem como concedemos o título di Caliábria, com todos os direitos e deveres sobre este encargo.
Ademais, ressaltamos que a ordenação pode ser feita por qualquer bispo católico fora da cidade de Roma, desde que sejam analisadas as normas litúrgicas para a sagração e que antes seja feito a profissão de fé, e o devido juramento de obediência a mim e aos meus sucessores.
Portanto, exortamos a ti, amado filho, que jamais perca a essência da fé e a doçura da alma, para que, desse modo, possa levar o rebanho que lhe fora confiado a Jerusalém Celeste. Assim, rogamos a Virgem Maria, Mãe Aparecida, e a São Francisco Xavier, que possam rogar a Deus Pai Todo-Poderoso pela sua nova missão e, constituído bispo, consiga difundir ainda mais as virtudes dos veneráveis apóstolos, pastores do redil santo de Cristo.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no dia 22 do mês de maio do ano do Senhor de 2020, primeiro de nosso pontificado, memória litúrgica de Santa Rita de Cássia.
+ IOANNES PAULUS VII
Pontifex Maximus