PAULO, BISPO,
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
Ao querido filho Giuseppe d´Aniello, até aqui Prelado da Missão Pentecostes, eleito arcebispo da Arquidiocese Metropolitana de São Salvador da Bahia, saúde e Bênção Apostólica.
Não querendo interromper a continuidade da obra episcopal em meio ao povo de São Salvador, vista a demissão de Dom Mauro Piacenza deste ofício, em seu lugar buscamos igualmente colocar, o quanto antes, um pastor que, de maneira conveniente, saiba, ali mesmo, com prudência e honradamente procurar a edificação, a educação e a renovação daquele clero e daquele povo católico. Confiantes inteiramente em ti, filho querido, nos voltamos para a tua, já de algum tempo, considerada diligência para com os ofícios e coisas sagradas e o convocamos para vantagem espiritual futura da referida igreja.
Pois, demonstraste em ti, até então, de maneira suficiente, os dotes de ânimo sacerdotal e de caráter pastoral necessários no ministério. Assim, ouvido o parecer da Congregação para os Bispos a respeito da questão, em virtude do Nosso pleno poder apostólico te colocamos à frente daquela sede episcopal de São Salvador da Bahia de Todos os Santos e te constituímos Ordinário e pastor daquela mesma arquidiocese, com todos os direitos e privilégios e os ofícios e obrigações impostos pelos sagrados cânones eclesiais e que são associados com a dignidade do arcebispo e com a administração do ordinário arquidiocesano. Logo que tomes posse do teu ofício, nos seja enviada uma cópia lavrada da ata da posse, bem como o convocamos para a Solene Concelebração Eucarística de Imposição dos Pálios Pastorais. Portanto, não abandones o caríssimo rebanho que hoje Nós te confiamos como um modo excelente para, pela determinação que fazemos a ti, ensinar como mestre espiritual e guia deles nos caminhos do Evangelho de Cristo.
Quanto ao mais, dileto filho, deixa-te tomar de grande fervor apostólico e, apascentando e ensinando com muita alegria a querida comunidade de Salvador, a sustentes com tuas preces sacerdotais ao divino pastor, todos os dias, para que ela tenha a necessária força de ânimo, as luzes da mente e as consolações da vida.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 11 de Janeiro do Ano Missionário de 2018, segundo do Nosso Pontificado.
Paulus II