JOÃO PAULO, BISPO,
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
João Paulo, Bispo e servo dos servos de Deus ao deletíssimo filho, Daniel Lucas, eleito bispo titular de Uzali, com o oficio de auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, saúde e bênção apostólica. Desta cátedra apostólica de Pedro, que por providencia Divina recebemos, voltamos nossas atenções para todas as regiões cristãs do mundo, em função de nosso cargo, para discernirmos com paterna e solicita reflexão sobre a melhor maneira de atender os pedidos sobre as questões sagradas. Orientados por este conselho, uma vez que nosso venerável irmão Arthur Epíscopo Nicolli, arcebispo metropolitano de São Paulo, pediu um outro bispo auxiliar, para poder exercer seu ministério de maneira mais desimpedida, acolhemos atentamente esse pedido. Eis, pois, que resolvemos conceder a ele um auxiliar para os trabalhos que ali precisam ser realizados. Tu, porém, dileto filho, me ocorreste à mente, oportunamente, que poderias receber aquele ministério, tendo em vista as tuas peregrinas virtudes e experiência pastoral. Pelo que abraçando a sentença da Congregação para os Bispos, em favor de nosso poder apostólico, te nomeamos e constituímos Bispo de Uzali, com o oficio de Auxiliar de São Paulo, concedendo-te simultaneamente todos os direitos e ofícios que são atinentes consoante as normas dos cânones sagrados e de acordo com suas condições. Poderás receber de qualquer Bispo católico a sagração episcopal fora da cidade de Roma. Antes, porém, deverás fazer a profissão de fé e o juramento de fidelidade à nós e a nossos sucessores, expressando-se segundo as fórmulas estabelecidas, as quais devem ser assinadas fielmente e sigilosamente enviadas à Congregação para os Bispos. Esforça-te pois para formar grande vinculo com aquele venerável Arcebispo de São Paulo. Finalmente, filho dileto pelas orientações da tua instituição religiosa e pela experiência vivida, anteriormente, deduzirás que podes esparzir a salutar virtude do Senhor com a colaboração eficaz da mãe celestial que será para ti a auxiliadora e protetora perpétua.
Dado em Roma, junto de S. Pedro, no décimo dia primeiro do mês de julho do ano Santo da Misericórdia e Jubilar de dois mil e dezesseis, primeiro de nosso Pontificado.
Dado em Roma, junto de S. Pedro, no décimo dia primeiro do mês de julho do ano Santo da Misericórdia e Jubilar de dois mil e dezesseis, primeiro de nosso Pontificado.
+ Ioannes Paulus Pp. V
Pontifex Maximus