I O A N N E S P A U L U S, E P I S C O P U S
SERVUS SERVORUM DEI
A esta cátedra foi confiada por Deus a missão de escolher homens para servir e cuidar do rebanho do Senhor, que passa a ser dele, mais perto. O bispo mais do que todos deve servir, sempre com humildade e prazer pelo que faz. E que "Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens" (Colossenses 3,23).
Eu, para cumprir minha missão como Sucessor de Pedro, de cuidar e zelar pelas minhas ovelhas, e atendendo prontamente à necessidade e aos pedidos do Arcebispo de Aparecida que se vê na necessidade de um novo homem, para ajudar a guiar a todos até o Céu a exemplo do Cristo Bom Pastor, Ele que tendo cem ovelhas "deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la" (Lc 15, 4) e ouvindo o parecer da Congregação para os Bispos.
Orientados por esta palavra, estando eu ciente das condições requeridas para sua eleição dispostas no Concílio Vaticano VII e observando vossos atos, intenções e competência e bem ciente também de que podem fazer muito mais em nome e exemplo do Cristo Bom Pastor, nomeio-te bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aparecida sobre o título di Abula. com todos os direitos e deveres incardinados a tal santo encargo. Informo-te ainda, que pode e deve escolher o dia de tua ordenação, bem como o bispo sagrante e os bispos que co-sagrarão.
Exorto-te ainda, querido filho, que cumpra com sua nova missão, e desenvolva o seu trabalho com amor e humildade! Lembrando-se sempre daquela ovelha que se perdeu pelo caminho, e, que a exemplo do Cristo Bom Pastor, tu a busque e a traga de volta a Igreja!
Sem mais, rogo sobre ti a proteção da Virgem Maria, que ela agora e sempre te cubra com seu manto de amor e de paz e que o Cristo Bom Pastor seja exemplo e guia em tua vida!
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos vinte e nove dias do mês de maio do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte, primeiro de nosso pontificado.
+ Ioannes Paulus Pp. VII
Servus Servorum Dei