PAULO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
Ao querido filho, João Santana, até aqui padre na Arquidiocese Metropolitana de São Paulo, nomeado Arcebispo Coadjutor da mesma Arquidiocese, saúde e bênção apostólica.
Nós que da Sé primacial de Roma, cuidamos de todas as Igrejas particulares e as várias necessidades, olhamos para a Igreja Paulistana, onde o Arcebispo Angelo Roncalli necessita de um auxiliar competente para com ele guiar aquela grei. E tú querido filho, visto ornado dos dotes necessários para o múnus episcopal, nos aparenta idôneo para este ministério.
Assim, usando de nossa autoridade apostólica, te nomeamos Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de São Paulo, com todos os direitos e deveres obrigados.
Concedemos-te que recebas a ordenação de qualquer bispo católico fora de Roma, sendo antes observada as normas litúrgicas e o devido juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores.
Por fim estimado filho, admoestamos que trabalhe com esmero e tento, junto ao zeloso pastor da arquidiocese de São Paulo, recordando-se sempre do que nos é dito pelas sagradas escrituras: “Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim” (Jo 10-14), sendo sempre sinal de incentivo a Virgem Maria, mãe da Igreja universal.
Dado em Aparecida, no Brasil, durante a Viagem Apostólica, na memória de São João Bosco, trigésimo primeiro dia do mês de janeiro no ano do missionário bimilésimo décimo oitavo, segundo de Nosso Pontificado.
+ Paulus Pp. II
Pontifex Maximus