IOANNES EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Ao venerável filho Cônego Jorge Mario Bergoglio, do clero da Arquidiocese de Salvador, eleito bispo auxiliar para o mesmo redil, saúde e bênção apostólica.
É tarefa do Espírito que toda a Igreja, a exemplo dos apóstolos que receberam o mandato de Cristo, ensine e leve a todos a sabedoria do evangelho. Desse modo, atentos as necessidades que urgem na igreja de Salvador, do qual o governo metropolitano, na pessoa do arcebispo Dom Iago Alves, requeriu um bispo-auxiliar para servir de amparo nas atividades pastorais, vimos em ti, dileto filho, os dotes necessários e a idoneidade para tal encargo.
Portanto, deliberando a recomendação da Congregação para os Bispos, no uso de nosso poder apostólico, NOMEAMOS-TE bispo-auxiliar da Arquidiocese de Salvador, titular di Agunto, com todos os direitos e deveres assegurados pelas leis próprias.
No que tange à sagrada ordenação, deverás receber de nossas mãos, na Basílica de São Pedro, desde que antes sejam observadas o juramento de obediência a nós e aos nossos sucessores e a profissão de fé, conforme o direito prescreve.
De outro modo, dileto filho, exortamos-te a vivência comunitária de seu ministério, assemelhando-se sempre ao Senhor da vinha que protege e ampara suas ovelhas.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, vigésimo nono dia do mês de março de dois mil e vinte e dois, segundo de Nosso Pontificado.
+ Ioannes, Pp. III
Servus Servorum Dei