JOÃO, BISPO
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
Ao querido filho Anthony Fernando, até aqui presbítero na arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, eleito Bispo Auxiliar para esta mesma arquidiocese, saúde e bênção apostólica.
Nós que da sagrada sede de Roma, somos revestidos da autoridade de ordenar e unir a toda a Igreja na caridade, voltamos o olhar a ti querido filho, dada tua grande disponibilidade pastoral, teu afável cuidado com o rebanho do Senhor e grande zelo com as coisas sagradas. Aparentando-nos idôneo para o exercício do sumo ministério e bastantemente capaz para os cuidados próprios do múnus episcopal.
Assim, tendo nós, acolhido de maneira positiva o parecer da Congregação para os Bispos e usando de nossa suprema autoridade apostólica, te nomeamos bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, de modo que tamém concedemos-te o titulo di Fiorentino, ao que te recobrimos com todos os direitos e prerrogativas próprios do sagrado múnus episcopal.
Concedemos-te pois, que recebas válida e licitamente a ordenação de qualquer bispo católico fora dos muros da cidade de Roma, sendo porém, antes observadas as normas liturgicas e canônicas e feito o juramento devido de lealdade a nós e aos nossos sucessores. Deste momento, deverá emanar as devidas atas das quais deverão ser encaminhadas a nunciatura apostólica e a sede da prefeitura para os bispos, a santa sé.
Finalmente, ao que concerne teu ministério, deixa-te inflamar-se de caridade e diligência pastoral, principalmente com aqueles que mais hão de necessitar de tua assistência pastoral, não permitindo-te esquecer que, "cada um deva distribuir os dons que receberam como fieis dispensadores da graça" (Cf. 1Pe) sendo sempre sinal de incentivo a Virgem Maria, mãe da Igreja Universal.
Dado em Roma, no dia XXVI do mês XII do ano do Senhor de MMXVIII, Primeiro do nosso pontificado.
+ Ioannes Pp. II
Pontifex Maximus